História da Escola



Imagem da Escola
          A Instituição de Ensino está localizada na zona urbana da cidade de Santarém no Estado do Pará, numa área periférica denominada “Grande Área do Santarenzinho”, Rua Jader Barbalho, s/nº, no bairro Novo Horizonte, próximo a Empresa: “Cerâmica CIFRAMA”, entre as Ruas São Lucas e Aspargos, CEP: 68035-490. Situada em uma região em que grande parte da população está vulnerável as mazelas sociais.  A escola foi inaugurada em dezembro do ano de 2012, tendo iniciado sua atividade letiva em fevereiro do ano de 2013.
        O quadro de funcionários é formado por: 03 vigias, 08 serventes, 04 auxiliares administrativos, 02 pedagogos, 01 (uma) secretária, 31 professores, sendo que três fazem parte do Atendimento Educacional Especializado – AEE e um corresponde a uma readaptação, ou seja, não exerce a função de docente, auxiliando em atividades da secretaria da escola. Atualmente, a escola atende a uma clientela de 805 alunos da educação infantil e do ensino fundamental anos iniciais e anos finais. Esse número de alunos permite que a equipe gestora seja constituída também por um (a) vice – gestor (a). Estando os discentes distribuídos em 04 turmas de pré escola; 03 turmas de 1º ano; 02 turmas de 2º ano; 02 turmas de 3º ano; 02 turmas de 4º ano; 02 turmas de 5º ano; 03 turmas de 6º ano; 04 turmas de 7º ano; 02 turmas de 8º ano e  em 01 (uma) turma de 8ª série, totalizando 25 salas, sendo que 12 funcionam no turno matutino e 13 no turno vespertino.

          A estrutura do prédio é composta de: 10 salas de aula, uma rampa de acesso a 05 dessas salas que constituem o primeiro andar e as outras 05 salas de aula ficam no térreo, onde há também uma secretaria, uma diretoria com banheiro interno, uma sala para os professores também com banheiro, uma cozinha com um compartimento para armazenamento da merenda escolar, uma área de serviço com depósito para guardar materiais de limpeza e higiene, um pequeno refeitório, quatro banheiros masculino e feminino, totalizando 08 boxes, dos quais 02 são adaptados para a educação infantil e 02 para alunos cadeirantes. A unidade possui ainda uma biblioteca, uma sala de informática, e uma sala de multiuso, porém as mesmas estão sendo utilizadas como sala de aula da educação infantil em razão da grande demanda de alunos para esta modalidade de ensino e devido a provável ociosidade dessas salas, tendo em vista a falta de mobiliário e de eletroeletrônicos para a biblioteca e informática educativa. O terreno em volta da escola possui uma horta em processo de construção e uma área onde ocorre a prática de educação física, mas que não atende adequadamente as necessidades desse componente curricular.

       Considerando a legislação em vigor que legitima a gestão democrática e participativa e também os mecanismos que a viabilizam, se tem em processo de construção o Projeto Político Pedagógico – PPP; o Conselho Escolar/ Unidade Executora constituídos e empossados no ano de 2013; os Representantes de Turmas; e o Conselho de Classe. Porém, no que concerne a recursos federais a escola só disponibilizará de tais verbas a partir do 2º semestre de 2014, sendo mantida por recursos da prefeitura, que não suprem a necessidade da instituição, sendo complementado, com recursos advindos da colaboração da comunidade escolar, fundamentalmente, dos pais dos alunos.  

Missão e Visão;

          A escola tem como missão: “Propiciar um ensino satisfatório num ambiente de participação ativa com o apoio da comunidade escolar, contribuindo para a formação integral de cidadãos éticos e críticos, os quais atuem efetivamente como agentes de transformação social”; e, como visão: “Ser reconhecida como referência educacional no município, considerando todos os aspectos inerentes a uma educação de qualidade”.

Patrono da Escola;

DOM LINO VOMBOMMEL

                                              * 24.07.1934               †06.08.2007
    Aos 73 anos, Dom Lino Vombömmel faleceu às 15 horas (horário de Brasília), segunda-feira, no Hospital Municipal de Santarém. Ele estava internado desde sexta-feira, dia 3, quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e caiu no chão do banheiro de sua residência. “Na queda, ele teve um traumatismo craniano. Houve um grande vazamento de sangue”, informava o boletim médico de sexta-feira. Segundo o neurocirurgião, Érik Jennings, o bispo “chegou ao hospital praticamente sem sinal de vida no cérebro”.
       Submetido a uma cirurgia que durou quatro horas, ainda na sexta-feira, Dom Lino se recuperava na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Municipal. No entanto, seu estado de saúde se agravou e, um boletim médico anunciou sua morte cerebral.
      Seu ministério

           Dom Lino foi bispo em Santarém durante 26 anos. Natural de Teresópolis (SC) era franciscano da Ordem dos Frades Menores (OFM), tendo recebido a ordenação presbiteral em 1962 e a episcopal em 1981. Em fevereiro deste ano renunciou ao governo da diocese de Santarém, tornando-se bispo emérito.
Seu primeiro trabalho como presbítero, foi no Japão onde permaneceu por três anos, de 1964 a 1967, dedicando-se ao estudo da língua e cultura Japonesas. Nesse período, dedicou-se também ao trabalho pastoral junto aos católicos japoneses e fundou, no Brasil, a Pastoral Nipo-Brasileira. Antes de ser nomeado bispo de Santarém, ele foi pároco da paróquia São Francisco de Assis, na Vila Clementino, em São Paulo; coordenador do Setor Episcopal Sul da Arquidiocese de São Paulo; secretário geral da Pastoral e dos setores de atividades da Província Franciscana da Imaculada Conceição; presidente nacional da Pastoral Nipo-Brasileira. Foi, ainda, delegado apostólico para a missão Japonesa e definidor da Província Franciscana da Imaculada Conceição. 
 
      Dados Pessoais
      Formação Cultural

• 1º e 2º Graus – Colégio São Luiz e Tolosa em Rio Negro (PR) e Seminário de Santo Antônio em Agudos (SP) de 1950 a 1956
      
Formação Superior

• Curso de Filosofia da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil em Curitiba (PR), de 1958 a 1959.
• Curso de Teologia no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ), de 1960 a 1963.
• Franciscan Language School of TOKYO, affiliate of the Catholic University of America, Washington, D.C., de 1964 a 1966
• Curso de Filosofia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mogi das Cruzes (SP), de 1969 a 1970.

     Títulos Acadêmicos

• Diplomado na Língua e Cultura Oriental na Franciscan Language School: Certificate n° 673.

• Licenciatura em Filosofia, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mogi das Cruzes, em 1971.

      Atividades Educacionais, Culturais e Religiosas.

1. Missionário e Vigário da Paróquia Pessoal Nipo-brasileira de São Paulo, de 1967 a 1977.

2. Fundador de Pastoral Nipo-Brasileira em plano nacional em l967, entidade religiosa que congrega todos os missionários católicos (padres, religiosas e leigos), que promovem a integração e a aculturação dos nipo-brasileiros na realidade de vida nacional.

3. Assistente nacional dos núcleos Nipo-brasileiros, com centros (escolinhas e cursos) promocionais e culturais, sobretudo nos Estados de São Paulo e Paraná.

4. Vigário da Paróquia de São Francisco de Assis – Vila. Clementino, de 1968 a 1971.

5. Coordenador do Setor Episcopal Sul de São Paulo, de 1970 a 1971.

6. Secretário Geral da Pastoral e dos Setores de Atividades da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, de 1972 a 1973.

7. Secretário da Pastoral Nipo-Brasi1eira, de 1974 a 1976.

8. Definidor (Conselheiro) da Província, a partir de 1973 a 1979.

9. Presidente Nacional da Pastoral Nipo-brasileira, a partir de 1976.

10. Delegado Apostólico para a Missão Japonesa, a partir de 1976.

11. Vigário Provincial, de 1980 a maio de 1981.

12. Ordenado bispo no dia 15 de agosto de 1981.

  Cargos Exercidos

• Vigário da Paróquia Pessoal Nipo-Brasileira, a partir de 1967.

• Vigário da Paróquia de São Francisco de Assis, São Paulo, de 1968 a 1971.

• Coordenador de um Setor Episcopal Sul de São Paulo, de 1970 a 1971.

• Secretário Geral da Pastoral e dos diversos Setores de atividades da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, de 1972 a 1973.
• Secretário Geral da Pastoral Nipo-Brasileira, de 1972 a 1976.

• Definidor (Conselheiro) da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, a partir de    1973.

• Membro (Sócio) da Casa Nossa Senhora da Paz, Ação Social Franciscana, a partir de   1976.

• Presidente Nacional das Pastorais Nipo-brasileiras, a partir de 1976.

• Delegado Apostólico para a Missão Japonesa, a partir de 1976.

• Vigário Provincial, de 1980 a maio de 1981.

• Bispo da Diocese de Santarém, de 1981 a 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário